Páginas

Colagem de Cavalete

O cavalete de violão ou ponte é uma peça feita normalmente de jacarandá, localizada sobre o tampo do instrumento onde são ancoradas as cordas. Nele se encaixa o rastilho, feito de osso.
                                                 





Quando o cavalete se descola do tampo pode arrancar pequenas lascas de madeira sem falar no susto que nos dá ao se desprender.













Aqui foi feita a limpeza da peça e do tampo, previamente protegido com fita para não arranhar o acabamento de verniz. Tira-se todos os resíduos de cola madeira e o que mais tiver no meio.
                                                                       







Nesse caso não basta só colar a peça novamente, pois o dono do instrumento disse que essa é a segunda vez que o cavalete se descola, então colocarei dois parafusos para uma fixação definitiva. Na furadeira de bancada foram feitos dois furos com uma broca de 4mm, ambos centralizados para não interferirem nos orifícios onde as cordas são laçadas.





Em seguida, com a micro retifica, são feitos rebaixos para acomodarem a cabeça dos parafusos. Se ficarem salientes podem incomodar o musico ao tocar. Note o resultado abaixo:










 Parafuso da esquerda sem rebaixo e o direto já assentado.                










Tampo e cavalete furados é hora do grude. Cola epóxi foi a melhor opção. O manuseio dessa cola deve ser feito com cuidado, pois sua secagem é mais rápida que a cola de madeira convencional, então tudo deve estar preparado para receber a as peças.







Em uma colagem convencional usa-se um grampo específico que entra pela boca e pressiona o cavalete diretamente sobre o tampo. Decidi usar outra técnica de 4 grampos com 2 tacos de madeira que exercem uma pressão maior no tampo. Já explico o porquê.







 Na parte de dentro os parafusos são fixados com roscas e borboletas, firmes o suficiente para  não afrouxarem com a vibração do tampo.










Esse é o motivo do modo que preferi usar na colagem. Na esquerda mostra o tampo com uma leve barriga, o que resultou na descolagem da peça. A pressão que exerci com os grampos foi suficiente para tira-la totalmente. Foto direita.


Esse foi o resultado após a cura da cola. Removidas as fitas e o excesso de cola das laterais.

E enquanto vocês liam tudo isso, eu preparava duas pequenas tampas para cobrir os parafusos, unicamente por estética. Acho que essa foi a parte mais difícil, entalhar e incrustar dois círculos quase perfeitos à mão não é fácil, mas vale o resultado.

Garantia de que o cavalete não se descole mais.

                                                     

26 comentários:

  1. Olá Henrique,muito bom essa postagem!Adorei!

    Consegui por doação um violão tonante que o antigo dono tentou colar o cavalete com super bonder...Tenho algumas dúvidas:

    1-É necessário a aplicação destes parafusos?Isso não força a tampa?

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua pegunta, Uspiano.
      Os parafusos são uma certeza de que o cavalete não se descole de maneira brusca, o que pode causar danos no tampo. Instalá-los não é uma obrigação, dependendo de diversos fatores condicionais (madeiras, cola, etc.), e sua aplicação, feita corretamente, em nada interfere de maneira considerável o uso do instrumento. Abraços.

      Excluir
  2. amigo o cavalete da minha viola descolou fiz as colei com a cola cascolez branca .. mas li que ela nao é confiavel para cola cavalete . eu posso colocar os parafuzos mesmo após a cola ja estar seca ?
    agradeço desde ja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme Oliveira, obrigado por sua participação no blog.
      Os parafuso podem ser aplicados após a cura da cola, desde que o cavalete tenha sido colado de maneira correta. Abraço.

      Excluir
  3. Oi, o cavalete do meu violão descolou, quero muito conserta-lo, gostaria de saber quanto custa em média para fazer o reparo?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. OI minha viola descolou o cavalete queria uma cola conhecida para mim comprar aqui mesmo na minha cidade. preciso da resposta mais rapido possível
    desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  5. pode iformar qual onme dessa cola um abrasso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio, não me recordo da marca, mas foi cola epóxi bicomponete

      Excluir
  6. Olá HMaia, parabéns pelo post e pelo serviço. Temos um violão bem antigo e sem valor comercial mas temos um carinho especial pelo "vovô" e o cavalete dele quando se soltou pela segunda vez eu preparei bem a madeira e usei araldite mas não adiantou muito, logo soltou de novo e acho que é porque ele está com o tampo meio embarrigado, gostei da sua técnica usando parafusos. Quanto você está cobrando para fazer um serviço destes?

    ResponderExcluir
  7. Olá ,os parafusos usados tem de ser de algum material especifico ?
    Obrigada.
    Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amilly. Os parafusos podem ser de qualquer liga metálica. Considere sempre a umidade da madeira e do ambiente em que seu instrumento estará armazenado evitar a oxidação de materiais metálicos.

      Excluir
  8. Olá,
    Os parafusos não interferem no som? Pelo uso deles não tenho uma perca na qualidade do som?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elias. Caso exista interferência no timbre, somente o músico poderá qualifica-la como boa ou ruim.

      Excluir
  9. ola amigo!!! sera que se eu colar o cavalete de um cavaco com super bond ele vai segurar ?

    ResponderExcluir
  10. Caro amigo, fiz um trabalho idêntico ao seu, no final do acabamento, fiz as rodinhas brancas utilizando um pvc branco e um furador de papel, para fazer as tampinhas brancas, ficou bom de mais. "um pedaço de pvc plano, Com o furador de papel foi fazendo vários pequenos círculos brancos". outra dica é usar massa de acabamento em madeira, tem várias cores, branca, mogno etc, a cor que se aproxima da cor da madeira do cavalete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. jedderson2008. Obrigado por compartilhar. Idéias e dicas serão sempre bem vindas.

      Excluir
  11. Ola quanto custa em media para colar o cavalete do violao o meu soltou e quero pagar para concertar quanto custa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Alex. O valor só poderá ser informado após avaliação técnica do instrumento.

      Excluir
  12. Adorei. Tenho um violão Walden que esqueci o dia todo no carro e empenou o tampo devido a ação das cordas 0.12. Agora vou tentar consertar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Chyou Qi. Agradeço seu comentário e fico feliz em ajudar de alguma maneira. Boa sorte.

      Excluir
  13. Amigo, como fez para remover toda sobra da cola t.bond? grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zinhu's Luthieria. Utilizei um formão com o auxílio de um soprador térmico para amolecer a cola. Fique atento para não superaquecer a superfície do tampo, o que pode ocasionar bolhas no verniz e amolecer outras áreas coladas.

      Excluir
  14. Tbm gostaria de saber quanto custa , não precisa ser valor exato só pra mim saber mais ou menos. O meu não ta muito descolado ..obgd des de já

    ResponderExcluir