Páginas

Confecção de Rastilho / Saddle

Sem dúvida, o rastilho é uma das peças mais complexas de um violão. Transfere a vibração das cordas ao tampo, ao captador, ajusta a tensão das cordas, e o que muitas pessoas desconhecem, é que o rastilho garante a afinação precisa do instrumento. Sim... tarraxas de boa qualidade, escala com a medida certa não são o suficiente, tudo isso é compensado no rastilho. 

Muitos já devem ter notado que, em alguns instrumentos, por mais que o deixe afinado, ao tocarmos um acorde na região alta, notamos uma leve oscilação na afinação. Esse é o som de um rastilho que não foi feito para seu instrumento. ''Como assim? Não entendi.'' Calma, Luthier Henrique Maia explica:


Já se perguntou por que o contrabaixo é tão grande, ou o cavaquinho é pequeno? Analise as características sonoras de cada um: O Baixo possui frequências graves, muito mais graves que um cavaco. São as cordas, a finação? Sim, porém tudo está muito mais relacionado ao comprimento de suas escalas. Escala é toda extensão de CORDA VIBRANTE, serve também como padrão de afinação em instrumentos populares. Quanto maior a escala, melhor as frequências graves se definem, mas não são precisas às frequências agudas.
Exemplo: pegue um elástico e estique-o entre seus dedos em uma distância pequena, faça-o vibrar como uma corda de violão, o volume será baixo. Agora deixe-o o mais esticado possível, sem arrebentar (lógico), e repita, garanto que o som está com muito mais volume desta vez, certo?
O mesmo princípio é usado, no baixo (grave), violão e guitarra (médio), cavaco, mandolim etc. (agudo).
Mas e o rastilho? O rastilho entra no fim da escala, afim de compensar ajustes finos na medida de escala, que por mais precisa que seja, o rastilho terá de corrigir com milímetros de diferença.

O Rastilho pode ser removido facilmente, após tirar ou afrouxar as cordas. Colocamos a nova peça, ainda bruta, para tirarmos medidas. Agora entram em ação os ótimos ouvidos de um Luthier, como eu não tenho, usei um afinador eletrônico\o/ . Devemos afinar o instrumento e conferir se a mesma nota continua com sua frequência real em outras regiões da escala. Afinamos a corda MI, checamos, na mesma corda outro MI, com harmônicos naturais e a própria nota digitada na 12ªcasa . O afinador deve acusar ambas iguais, caso isso não ocorra, fazemos ajustes no rastilho. Se afinação estiver mais baixa, diminuímos o comprimento do corda, limando o rastilho em direção do braço. Se a afinação estiver acima, fazemos o contrário, limamos afim de aumentar o comprimento até que tudo esteja preciso.


Este procedimento é feito em todas as cordas. Com tentativa, erro e muita paciência chega-se ao fim das seis cordas. Note que, para cada corda, há uma compensação diferente. Jamais o rastilho deve ser uma peça reta e nunca um rastilho será igual a outro.





Também não podemos nos esquecer do raio de curvatura da escala e da altura das cordas. A parte de baixo do rastilho deve sempre estar reta, para melhor acomodação e transferência de vibrações, principalmente se o instrumento possuir captador embaixo do restilho.
Não há como padronizar essa medidas, a ideia é: quanto mais grave a corda, maior deve ser sua extensão de vibração, mas não dá para seguir isso ao pé da letra, apenas com muitas tentativas, paciência e conhecimento do assunto para fazer uma peça precisa e de enorme importância ao instrumento. Até a próxima. Abraços.

6 comentários:

  1. Eu sei fazer um rastilho compensado, mas lutei muito pra aprender.

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde!
    Tenho uma duvida em relação da altura das cordas, qual é melhor medida/altura do rastilho para o cavaquinho?

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde!
    Tenho uma duvida em relação da altura das cordas, qual é melhor medida/altura do rastilho para o cavaquinho?

    ResponderExcluir
  4. Boa noite,
    No caso para violão 7 cordas nylon.
    qual seria o prazo de entrega e valor ??
    desde já, agradeço.

    ResponderExcluir