O Nut (pestana ou capotraste), é uma peça de grande importância em todos os instrumentos em que está presente. É um dos pontos de apoio das cordas, junto com a ponte. São elas que recebem toda a tensão e responsáveis pela transferência da vibração gerada pelas cordas ao corpo do instrumento.
Podem ser confeccionadas com diversos tipos de materiais. Optei por faze-los em osso, tanto o Nut como o Rastilho. Muitos instrumentos possuem tais peças feitas em plástico, freqüentemente oco, o que pode facilmente ser danificado e que não transfere com pureza e brilho o som das cordas.
Vamos à remoção do nut antigo. Neste violão a peça estava colada, então, com um formão e algumas batidas leves, sempre de um extremo ao outro para não danificar a região da escala e do headsock, saiu rapidamente. Em violões clássicos, o nut não é colado, fica preso só com a tensão das cordas, mas isso é uma questão de tradição.
Com um bloco de osso, pré cortado, colocado em seu devido local, tiramos algumas medidas. Importante: deve-se sempre levar em conta o raio de curvatura da escala, pois a disposição em altura das cordas deve acompanhar este raio. Com um lápis ou lapiseira apoiado sobre o primeiro traste, traça-se no bloco o desenho da curvatura, mas se preferir existem gabaritos para este fim.
Aqui sim, utilizei um gabarito pra traçar a distancia entre uma corda e outra. Essa distancia, se não for a mesma em todas as cordas, pode interferir no desempenho do musico, seja dedilhando ou palhetando. Atenção também para as cordas que ficam nas extremidades, se estiverem muito próximas das laterais podem 'escorregar' para fora da escala. Levando em conta todos esses fatores, encontra-se a medida correta.
Depois de marcar a distância, começa-se a serrar as cavidades das cordas. Cada corda possui sua espessura. Se a cavidade for maior ou não acomodar a corda, gera-se vibrações, o chamado 'grilo'. Assim como mostra este detalhado gráfico feito no Paint.
Pequenos ajustes com uma lima para tirar as rebarbas e deixar as cavidades de acordo com cada corda, aproveitando também para regular a altura e ação das cordas, sempre acompanhando o raio da escala. Vale lembrar que as cavidades devem seguir a inclinação do headstock, afim de guiar as cordas às tarraxas.
Depois de todos os ajustes, damos acabamento a peça. Algumas gotas de Bonder para fixa-lo ao instrumento e o Nut está pronto. Esta peça sofre com o tempo, a afinação constante pode criar ranhuras nas cavidades e o desgaste natural. Podem ser feitas de osso, plástico, metal ou marfim (uso proibido). Em algumas ocasiões, pode-se restaurar a peça caso contrario a confecção de um Nut novo será necessária, garantido a clareza de seu instrumento.
mto bem feito! Bom trabalho!
ResponderExcluirquais serras vc usou para fazer as cavidades das cordas?
ResponderExcluirMaia
ResponderExcluirGostei muito de suas explicações, foram esclarecedores e com certeza vão me ajudar nesse meu inicio na arte da Luthieria.
Prezado Sr. Silvio. Fico feliz em poder ajudar de alguma maneira. Boa sorte.
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ResponderExcluirMuito bem abordado o assunto, parabéns... Sobre a imagem referente a distância das cordas, tu deixou cerca de 7,25 mm entre uma corda e outra, isso?
ResponderExcluirAo apoiar o lapis "no primeiro traste" como mencionado, já se consegue a altura correta dos entalhes para o apoio das cordas?
ResponderExcluirNut de alumínio é bom?
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